Quem Somos

A Associação de Amigos da Praça do Anjo (AAPA) luta pela Memória Histórica da Praça do Anjo _ Porto – Portugal.
Corria o ano de 2006, 21 de Dezembro, um relatório da Polícia Judiciária informava o País:
“A PJ, através da Directoria do Porto, procedeu, na noite de ontem, à detenção de dois indivíduos, presumíveis autores dos crimes de furto e receptação – ocorridos na noite anterior – de uma escultura de bronze representado uma figura feminina denominada ‘A ANJA’ da autoria do mestre José Rodrigues, que se encontrava implantada na Praça de Lisboa, na cidade do Porto, tendo recuperado a peça em questão que já havia sido retalhada para fundição.”
Nos dias 6 e 16 de Janeiro de 2007, a recém criada Associação de Amigos da Praça do Anjo (AAPA) organizou visitas guiadas ao local onde a ANJA caiu – as ruínas de um espaço comercial do último quartel do século XX, conhecido à época por ‘Clérigos Shopping’.
No dia 24 de Fevereiro de 2008, a AAPA voltou ao local para descerrar uma lápide em memória d’ANJA.
Este acontecimento foi acompanhado da interpretação de um ‘Requiem em Sol maior reflexivo’, composição musical elaborada para o momento pelo von Calhau.

Desde a sua criação a AAPA tem-se mostrado incansável na luta pela recuperação da memória da Praça d@ Anj@, local ímpar na História da cidade do Porto. É de agradecer, e sublinhar, o interesse que a imprensa escrita e audiovisual tem votado à nossa causa.

A preservação da memória documental é outra faceta programática de máxima importância para a AAPA. De realçar a exposição documental inaugurada nas instalações da Gesto Cooperativa Cultural em Fevereiro de 2008. E em 2010, a  apresentação de uma réplica da cabeça da ANJA na vitrine da afamada loja de artigos de papelaria e arte: Sousa Ribeiro. Em Maio de 2011, a AAPA apresenta o projeto de restauro histórico do Clérigos Shopping para o concurso: NO RULES, GREAT SPOT. No dia 17 de Novembro de 2011, a AAPA organiza o jantar anual no Parque de Estacionamento do Clérigos Shopping na luta pela Memória Histórica da Praça do Anjo. Em 2011 a Lápide em memória da Anja desaparece do local, Rua dos Carmelitas, durante a demolição do Clérigos Shopping. O espaço esta concessionado à Bragaparques desde 2008. A 17 de Dezembro de 2011, a AAPA publica uma CARTA ABERTA inquirindo a CMP acerca do destino dado a lápide esaparecida. A 4 de Maio de 2015, a AAPA coloca uma nova lápide, no novo espaço da Praça de Lisboa, desta feita na Rua Dr. Ferreira da Silva, sendo a mesma apreendida pela polícia Judiciária do Porto depois de denúncia dos seguranças da Bragaparques. A 17 de Maio de 2015, a Polícia Judiciária de Vila Nova de Gaia encontra a primeira lápide desaparecida, devolvendo-a à AAPA. A 17 de Julho de 2015 a queixa crime contra é arquivada e a lápide devolvida à AAPA.

Anja do Mestre José Rodrigues: foto por G. J.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: