Praça do Anjo III (354kg)

Uma colaboração com os artistas Carla Cruz e Ângelo Ferreira de Sousa para o evento Troca-se Por Arte, Papelaria Sousa Ribeiro, Porto.

354kg, 118€
“O Tribunal de São João Novo, no Porto, condenou, ontem, __ a uma pena de prisão efectiva de quatro meses, pelo crime de receptação negligente, o único acto ilícito provado durante o julgamento.” Escrevia M. Cláudia Monteiro em Novembro de 2009 no Jornal de Notícias. Como mito urbano ficará a estória de que os presumíveis assaltantes retiraram a energia – necessária ao equipamento para retalhar a escultura em bronze – directamente duma das lojas abandonadas do Clérigos Shopping. A anja, de autoria do mestre José Rodrigues, avaliada em 200 mil euros, é o fio condutor à história desta praça. Inicialmente denominada Praça do Anjo, pois conta a lenda que a mulher de D. Afonso aí terá caído do burrico, terá então o rei mandado erguer uma capela. Foi depois mercado ao ar livre, e mais tarde quando o Porto se quis dar ares de cidade europeia, transformou-se em Praça de Lisboa e Clérigos Shopping.
Em 2006, nenhuma das lojas de mercadorias finas restava aberta, sendo o espaço apenas usado como acesso ao parque de estacionamento subterrâneo. E mais precisamente a 22 de Dezembro, uns ladrões, que não seriam membros de uma rede de tráfico internacional de arte, nem possuidores de mascarilha, resolveram dar o golpe final a um espaço moribundo à nascença.
Quantos mais espaços semelhantes se erguerão na cidade, para caírem, não sob o manto espesso de um fantástico cataclismo como o de Pompeia, mas, devido à rápida erosão de um planeamento negligente dos nossos líderes?
Associação de Amigos da Praça do Anjo, Porto 2010.

A cabeça decepada da ANJA (montra da Sousa Ribeiro, Porto)

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: